Coaching Executivo09/11/2015
-
Nos últimos tempos observa-se a crescente demanda de profissionais para o exercício do papel de coach e uma vasta abrangência da aplicabilidade do processo de coaching.
O coaching executivo está associado ao desenvolvimento de competências e reflexão de carreira. É um processo que pode ajudar profissionais a gerenciar complexidades e mudanças em suas carreiras considerando viabilidades futuras de plano B. O foco está na atividade do indivíduo, no acompanhamento de suas ações ou do seu plano de desenvolvimento dentro de um contexto corporativo. O coaching contribui para o desenvolvimento de novas competências, habilidades e comportamentos. Enquanto diversas atividades de treinamento são percebidas apenas no médio ou longo prazo, o coaching é um recurso mais focado que atende a necessidades do presente.
É uma atividade que exige consciência por parte do indivíduo/empresa contratante, formação específica e conhecimento profundo do coach e muita dedicação e comprometimento do coachee. É comprovada a capacidade de transformação do coaching na vida de profissionais e o quanto essa intervenção pode contribuir para a melhoria de resultados nas empresas.
Passa a ser uma fonte de sucesso aplicada em casos de sucessão, especialmente nas empresas familiares, onde os relacionamentos ultrapassam a esfera corporativa. O processo do coaching ajuda a deixar bem claras as fronteiras entre o relacionamento pessoa e profissional. Torna-se um processo de aproximação das pessoas.
No início do século XXI a atividade de coaching executivo ganhou um papel fundamental no contexto de busca constante por melhoria de performance e felicidade no trabalho. As mudanças nas empresas mais aceleradas e a instabilidade constante no cenário econômico fizeram com que as pessoas sentissem maior necessidade de partilhar com alguém isento, confiável e disponível, questões de ordem pessoal, de carreira e do próprio negócio, além de poder falar abertamente sobre as dificuldades profissionais e a discutir e ventilar outros pontos de vista.
O cenário de alta competição e cada vez mais complexo leva a importância do coaching para fortalecer o autoconhecimento, mapear os recursos necessários para enfrentar essa complexidade e ter maior capacidade de tomar decisões na sua vida pessoal e profissional.
A gestão da própria carreira torna imprescindível para os indivíduos, o autodesenvolvimento.
A busca por uma certificação séria que forneça base para a atuação e o credenciamento em ferramentas que sejam do seu total domínio são pré-requisitos essenciais ao profissional. Aliado a estes pontos, soma-se a experiência em sua vida profissional que sirva de espelhamento e complemento.
A base, contudo, consiste na ética e valor de respeito ao ser humano em sua individualidade. Este ponto deve sobrepor-se ao ego e ao tirar benefícios próprios dos processos por ele conduzidos.
Ser coach por opção leva o profissional a identificar em seus valores, a paixão e real interesse pelo ser humano.